terça-feira, 3 de setembro de 2013


RESIDENCIA EDUCACIONAL

 

Com a denominação inspirada na residência médica, o programa se trata de um novo modelo de estágio que visa fortalecer a formação de professores pelas instituições de ensino superior. Acesse o decreto nº 59.150, de maio de 2013, que dispõe sobre o programa Residência Educacional, e a resolução SE-36, de junho de 2013, que fala sobre sua implementação.

A Educação investirá R$ 81,6 milhões no programa. A ação integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que tem entre seus principais objetivos tornar a carreira docente uma das mais prestigiadas pelos jovens do Estado.

“A Residência Educacional é um passo importante para o aperfeiçoamento da formação de professores de Educação Básica, principalmente em um país como o Brasil, com muitas dificuldades para ter docentes suficientes nas escolas em uma escala compatível com a rápida universalização do ensino nas três últimas décadas”, afirmou o professor Herman Voorwald. “Com a seleção de estudantes de licenciatura que iniciaremos nos próximos dias, a rede estadual de São Paulo se coloca na dianteira dos esforços em parceria com o ensino superior para a melhoria da qualificação dos futuros ingressantes no magistério.”

O programa prevê a atuação dos bolsistas em escolas consideradas de maior vulnerabilidade nos aspectos socioeconômico e de aprendizagem. Unidades que oferecem os dois níveis de ensino poderão contar com até oito residentes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário